Os ditados mudos são boas formas de analisar como anda a escrita dos seus alunos, vou disponibilizar aqui um que contém somente palavras com sílabas simples.
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
Se sua turma for bem no ditado vocẽ pode pedir para que escolham algumas palavras e formem frases.
Oi Prof, olha essa sequência que preparei para a minha turma, com ela você pode ensinar várias habilidades de diferentes componentes curriculares. Turma recomendada: 2º Ano. Comecei pelo poema de Vinicius de Moraes "As abelhas" Habilidade da BNCC: (EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura. (EF12LP19) Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações. Fizemos a leitura coletiva e identificando as rimas do texto. Dica: imprima ampliado para por na sala e usar com a turma toda. Após esse primeiro dia conversamos sobre as abelhas e lemos um verbete sobre elas. Habilidades da BNCC (EF12LP17) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, enunciados de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia
Atividades para trabalhar higiene com crianças do 1º ano. Habilidade da BNCC: (EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos e higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde
Atividade de ciências para conhecer e diferenciar as características nos animais. Classificar no animais em insetos, aves, répteis e mamíferos. Escolhi essas por serem mais presentes e de fácil identificação para as crianças. Recomendo apresentar vídeos e fotos para que as crianças visualizem como são os animais estudados, já que dependendo do lugar onde vivem podem ter mais ou menos contato com alguns tipos de animais. Habilidades da BNCC: (EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.). (EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo
Comentários
Postar um comentário
Prof, me conte se essa postagem de ajudou...