Com a minha turma trabalho em grupos, seleciono o grupo com níveis de aprendizagem.
Crianças com mais facilidade ficam juntas, assim evito que aqueles com dificuldades fiquem esperando resposta e faço com que eles busquem alguma solução.
Não há regras para as estratégias que irão usar, o importante é encontrar uma solução para todo grupo.
Cada aluno fica com a sua atividades, mas todos do grupo devem concordar em uma única resposta. Isso faz com que debatam e expliquem suas ideias.
O professor pode escolher se prefere dar um tempo para fazer as questões uma a uma ou se aguardar todos os grupos terminarem todas.
Após essa primeira fase um grupo é chamado para explicar como resolveu o problemas, em seguida, os outros grupos dizem se concordam ou discordam da hipótese apresentada. O grupo que descordou deve explicar por quê descordar, onde oscolegas erraram e qual a ideia deles para resolver a questão.
Após a sala chegar na conclusão correta ( se isso não acontecer em nenhum grupo o professor deverá explicar onde erraram ou fazer questionamentos durante a apresentação que os levem a pensar em suas hipóteses e perceber onde estava o erro), todos deverão registrar suas conclusões.
Em todas as turmas ué trabalho essa atividade tenho uma boa resposta no interesse e engajamento dos alunos. Espero que por aí aconteça o mesmo.
As Habilidades da BNCC dessa atividade são:
EF04MA06 Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
EF04MA08 Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
EF05MA07 Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
EF05MA08 Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Dependendo da sua turma acredito que essas atividades poder ser aplicadas em crianças de 3° ao 5° ano.
Cada atividade tem duas páginas.