Projeto de leitura: Na trilha da leitura - 3º, 4º e 5º ano

 Projeto - Na trilha da leitura


Objetivo geral: Desenvolver o hábito da leitura.


Objetivos específicos:

  • Desenvolver o hábito de leitura

  • Selecionar livros reconhecendo suas preferências entre gêneros e autores.

  • Compartilhar sua interpretação e opinião sobre o que foi lido.



Justificativa


A leitura é uma ferramenta indispensável para a vida escolar e cotidiana, mas é um hábito que deve ser incentivado e ensinado. A escola é parte fundamental desse processo, sendo para muitos o único lugar em que o contato com livros acontece, por isso é importante tornar divertido e frequente a troca de experiências leitoras de formas lúdicas e interessantes.


Habilidades da BNCC:


(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.

(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

(EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.



Público: 3º, 4º ou 5º Ano do Ensino Fundamental 1.


Recursos:

  • Livros diversos

  • Folhas

  • Lápis

  • Câmera 

  • Transporte 



Duração: 4 bimestres.


Desenvolvimento:


Os alunos receberão um diário de leitura onde deverão preencher as leituras feitas.

Os livros que poderão ser contabilizados no projeto deverão ser validados pela professora antecipadamente, as leituras serão feitas durante as aulas sendo uma obrigatória por bimestre e as demais de livros pré selecionados pela professora que ficarão disponíveis na sala. 

A trilha que está no final do diário deverá ser pintada conforme os avanços dos estudantes que receberão as recompensas conforme avançam como leitores.

Os alunos com dificuldades na leitura terão livros diferentes selecionados, que ofereçam um desafio adequado às suas habilidades.


Recompensas (sugestões):

1º Estrela - Lápis de escrever colorido e/ou ponteira de lápis

2º Estrela - Caneta colorida

3º Estrela - Borracha fofa

4º Estrela - Cartela de adesivos

5º Estrela - Jogo da velha

6º Estrela - Post-it

7º Estrela - Livro


1º Bimestre: Início do projeto, os alunos receberão um marca páginas e o livro de registros “ Na trilha da leitura”.

2º Bimestre: Indicação de livro entre amigos, cada um deverá indicar um livro para um colega argumentando o motivo da sua escolha . 

3º Bimestre: Os alunos deverão escolher um dos livros que leu e gostou e fazer um vídeo de indicação de leitura.

4º Bimestre: culminância do projeto -  a turma irá conhecer a biblioteca municipal e algum sebo da região, ampliando assim sua percepção sobre os livros e comportamento leitor.


Imagens para baixar e montar o livro de registros de leitura.




Minha experiência com esse projeto vem sendo muito boa, as crianças estão animadas em ler, adoram os brindes e estão adquirindo o hábito da leitura. Claro, há aqueles que querem ler rápido só pelo brinde, ou que passam algumas páginas, mas ainda assim considero que o projeto está dando certo, por isso vim compartilhar aqui com vocês.
Os livros que disponibilizei para a turma foram os que encontrei na biblioteca da escola, infelizmente não tinham muitos mais voltados para a idade deles, ainda assim, estamos aproveitando bem os que encontramos.


Alguns registros do projeto: