Atividade de páscoa - 1º e 2º Ano

 

Sequência de atividades para a semana da páscoa para crianças de 1º e 2º ano.



Habilidade:(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

Desenvolvimento: Peça para as crianças tentarem escrever o nome das figuras, depois faça uma correção coletiva chamando a atenção para os fonemas das palavras. Para completar a atividade solicite que reescrevam as palavras dividindo-as por sílabas.




Habilidade: (EF01LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade. 

(EF02LP16) Identificar e reproduzir, em bilhetes, recados, avisos, cartas, e-mails, receitas (modo de fazer), relatos (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

Desenvolvimento: Fazer a leitura coletiva do texto, chamando a atenção para a estrutura textual, responder as questões sobre o texto, no caso do 1º ano recomendo fazer coletivamente. Após a atividade, se possível faça a receita com as crianças.



Habilidade: (EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.

Desenvolvimento: Fazer a contagem dos números de 1 a 50 oralmente antes de oferecer a atividade para registro escrito.



Habilidade: (EF02MA09) Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.

Desenvolvimento: Apresentar o conceito de ordem crescente e decrescente e usar o apoio visual da atividade ( coelho aumentando e diminuindo) para as crianças terem referência na hora de ordenar os números.


Habilidade:(EF01MA06) Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.

Desenvolvimento: Ler os problemas para os alunos, ajudando-os a interpretar, incentive a armarem as contas, se a turma ainda não souber permita que eles resolvam por desenho e depois, coletivamente, arme as operações.



Habilidade: (EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

Desenvolvimento: Incentivar os alunos a registrarem as quantidades, organizando assim a conta com números com o auxílio do apoio visual. 

Para finalizar a semana deixe que pintem um desenho de páscoa!